terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Livraria


        O universo é uma imensa livraria. A Terra é apenas uma das suas estantes. Somos os livros colocados nela.
Da mesma maneira que as pessoas compram livros apenas pela beleza da capa, sem pesquisarem o índice e conteúdo do mesmo, muitas pessoas avaliam os outros pela aparência externa, pela capa física, sem considerarem a parte interna.
      Outras, procuram livros com títulos bombásticos, sensacionalistas, histórias de terror ou romances. Também é assim com as pessoas: Há aquelas que buscam sensacionalismos baratos, dramas alheios ou apenas um romance, seja profundo ou rasteiro.
      Somos homens-livros, lendo uns aos outros. Podemos ficar só na capa ou aprofundarmos nossa leitura até as páginas vivas do coração.
      A capa pode ser interessante, mas é no conteúdo que brilha a essência do texto. O corpo pode ter uma bela plástica, mas é o espírito que dá brilho aos olhos. Também podemos ler nas páginas experientes da vida muitos textos de sabedoria.
      Depende do que estamos buscando na estante Podemos ver em cada homem-livro um texto impresso nas linhas do corpo. Deus colocou sua assinatura Divina ali, nas páginas do coração, mas só quem lê o interior é que descobre isso. Só vencendo a ilusão da capa e mergulhando nas páginas da vida íntima de alguém, é que se descobre seu real valor, humano e espiritual.
       Que todos nós possamos ser bons leitores conscientes. Que nas páginas de nossos corações possamos ler uma história de amor profundo.
       Que em nossos espíritos possamos ler uma história imortal e que, sendo homens-livros, nós possamos ser a leitura interessante e criativa nas várias estantes da livraria-universo.
       A capa amassa e as folhas podem rasgar. Mas, ninguém amassa ou rasga as idéias e sentimentos de uma consciência imortal. O que não foi bem escrito poderá ser bem escrito mais à frente. Mas com toda certeza será publicado pela editora da vida, na estante Divina...

                                                                                   In alexandredoradio.blogspot.com

A tralha que atrapalha

      Por que será que a opinião pública tem sido pouco alertada para a tralha que atrapalha? Por que será que o processo negocial, que se arrasta há quase dois meses, não inclui a questão da tralha que atrapalha?
Não há um único professor no país que não saiba qual é a tralha que atrapalha.
      Até os inspectores - guardiões da tralha que atrapalha - sabem qual é a tralha que atrapalha.
      Até os burocratas que trocaram a sala de aula pelas equipas de "apoio" às escolas sabem qual é a tralha que atrapalha.
      E até mesmos os aposentados que integram o CCAP sabem qual é a tralha que atrapalha. Não porque conheçam a realidade das escolas - já que fugiram delas em bom tempo - mas porque ouviram falar da tralha que atrapalha.
      Mas, admitindo que haja algumas almas bem intencionadas, embora ignorantes, nas equipas de avaliação externa das escolas, no CCAP, nas equipas de "apoio" às escolas, na DGRHE ou nas DRE, deixo aqui a lista da tralha que atrapalha:
      Os projectos curriculares de escola. Não servem para nada: só atrapalham sobretudo porque há quem os altere todos os anos. Já contaram as milhares de horas perdidas pelas equipas e comissões permanentes de revisão dos projectos curriculares de escola e dos projectos educativos de escola?
      Os projectos curriculares de turma. Servem para alguma coisa? Sim: para perder tempo.
     Os planos de recuperação. Servem para quê? Socializar os prejuízos e privatizar os benefícios. Desculpabilizar e construir sucesso educativo de forma fraudulenta.
Os planos de acompanhamento. Idem.
Os planos de "melhoramento". Idem.
      Os relatórios sobre os planos de recuperação e de "melhoramento" (sic). Idem. Monumentos à novilíngua e à trafulhice pedagógica.
      Acabem com a tralha que atrapalha. A opinião pública compreenderá que a talha que atrapalha é nociva ao ensino.
      Gostava de ouvir os responsáveis do ME a falar na redução ou eliminação da tralha que atrapalha. Não ouço. A tralha que atrapalha obedece ao plano.

                                                                  6.1.10 Publicado por: Ramiro Marques
PS: Desconheço o autor deste texto mas deve ser professor ou estar muito próximo de professores.

Rappellons Joe Dassin 30 après sa mort!

Joe Dassin - L'Été Indien - planet
Joe Dassin - L'Été Indien
Mots-clés : joe indien dassin l'été